terça-feira, 28 de setembro de 2010

Assessoria X Cerimonial

Normalmente quem faz assessoria tb faz o cerimonial no dia do evento.

Assessoria é o seu elo com os fornecedores, é também aquele que vai planejar e viabilizar o sonho dentro das suas expectativas e orçamento. Este profissional baseado nas suas informações, indica alguns profissionais de cada ítem para você conhecer, poupando seu tempo. Além disso, ele monta cronogramas, planilhas de custo, estuda contratos evitando que os noivos caiam em ciladas, esclarece dúvidas, sugere soluções para idéias, mostra o que dá certo e o que dá errado, explica como funciona toda a logistica do evento e os bastidores, além de agendar visitas, levas amostras, fazer pagamentos, enfim, o que puder ajudar o bom profissional faz, ele deve ficar a disposição da noiva, dentro do bom senso, é claro!

Já o cerimonialista põe a mão na massa no dia do evento. Aliás alguns dias antes, pois deve entrar em contato com todos os fornecedores envolvidos para confirmar tudo e resolver as últimas pendências.

No dia mesmo ele faz a parte da igreja e da festa

Na igreja, além de ajudar os convidados a se acomodarem, monta e explica o cortejo (tb pode fazer ensaio do cortejo dias antes, caso seja possível para os envolvidos), conversa com o pessoal da fotografia, filmagem e música, para garantir que está tudo certo. Além disso, orienta as pessoas no altar, providencia a caneta para as assinaturas, coloca as lapelas nos homens do cortejo, ajuda a noiva a sair do carro sem amassar vestido (tem um jeito certo de sair do carro!!!), orienta a noiva e seu pai para as fotos, orienta as fotos no altar e o que mais aparecer (pétalas, arroz, lencinhos, leques, água para o cortejo e por aí vai).

Na festa o cerimonialista faz muito mais!!!! Reserva algumas mesas para as famílias dos noivos, providencia comida e bebida para os noivos, ajuda a noiva com o véu e cauda do vestido, coordena a entrada deles (juntamente com o DJ), a 1ª dança, as fotos com familiares e padrinhos, distribui adereços de pistas, havaianas e lembrancinhas, cuida da mesa de doces para q não seja atacada antes da hora, cuida dos convidados, verifica se as mesas estão sendo bem servidas, guarda pertences perdidos, guarda pertences dos noivos e sobra de doces e bolo no carro dos noivos, faz contagem das sobras de bebidas (caso esteja com a notinha), distribui bem casados, providencia táxi p/ os convidados, coordena a hora de jogar o buque e de servir o bolo, controla o horário da festa, enfim muita, muita, muita coisa...

Para mim, o ideal é que o profissional faça a assessoria e o cerimonial pq ele fica sabendo de tooooooodos os detalhes do evento e isso, no dia, facilita muito porque já terá mais intimidade com os noivos e seus familiares (que em alguns casos podem ser um grande problema), passa mais segurança, afinal, o cerimonialista ficou com a noiva um ano e pouco e já sabe de tudo o que ela gosta, chega a adivinhar o que ela quer e às vezes até mesmo o que está pensando...rs.. (é um dom que aperfeiçamos com o tempo)!

É um trabalho de muuuuuita responsabilidade porqe não pode errar, aquele momento não volta, né? E não acredite em profissional que faz tudo sozinho. É humanamente impossível!!!! Tem q ter uma excelente equipe que saiba se apresentar, que conheça as regras de etiqueta, que saiba falar e tratar todos com educação, a equipe tem que ser gentil, prestativa e rápida. Isso faz toda a diferença.

Bom, recebi esta explicação por e-maild e uma amiga. se ela for sua, por favor me avise que eu coloco a autoria.

Bjs e até a próxima!

Nenhum comentário: