domingo, 5 de setembro de 2010

Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul

Olá meninas!!

Já que a ideia do blog é falar de tudo um pouco, mas principalmente da minha primeira experiência como cerimonialista, irei falar neste post de uma tradição, que espero que minhas amigas leiam... afinal, quatro delas irão casar (duas esse ano e duas ano que vem) e estou ajudandoa organizar o casamento de uma delas.
O casamento é um ritual repleto de simbologia para dar sorte e uma delas teve origem na Inglaterra, na época Vitoriana onde a frase original em inglês é:

“Something old, something new,
something borrowed, something blue”

É uma tradição muito antiga… que diz que a noiva deve carregar com ela no dia do casamento:
 “Algo velho, algo novo,
algo emprestado, algo azul"

Algo velho
Faz referência direta às relações familiares da noiva e à sua vida antes do casamento. Geralmente a noiva usa uma jóia de família, o vestido ou véu que foi de sua mãe ou avó. Pode usar os brincos de pérola que sua avó comprou para a formatura dela ou uma pulseira que você herdou.
Algo novo
A peça de roupa ou assessório novo representa a sorte, o sucesso e sua esperança de vida nova à sua frente. Pode ser uma jóia, o sapato, a roupa íntima ou a menos que você está usando o vestido da sua mãe, um candidato fácil para este item seria o seu vestido novo.
Algo emprestado
“Algo emprestado” pretende ser um item emprestado de um amiga, amigo ou membro da família cujo casamento você admira e tem esperança em que seja parecido. Ele também lembra a noiva que ela pode depender de amigos e familiares e tem por objetivo trazer felicidade ao casal.
A amiga ou pessoa da família que empresta sente-se feliz por estar dividindo algo especial com o casal em um momento especial.
Algo azul
“Algo azul” simboliza o amor, pureza e fidelidade. Antes do final do século 19, azul era uma cor popular para vestidos de casamento (você pode imaginar isso ?!?!).
A Virgem Maria foi muitas vezes pintada em azul, representando sua pureza.
Através dos tempos, a tradição evoluiu, passando do uso da roupa azul para uma faixa azul amarrada na cintura da noiva (como uma das fotos da galeria abaixo). Hoje, pode-se usar a roupa íntima azul ou algum outro detalhe. Além disso, acreditava-se também que a peça azul “cortaria a inveja” das moças solteiras.

O azul representa a fidelidade e a pureza, além de dizerem que afasta o “mal olhado”.
Pode ser uma jóia, uma peça íntima, seu buquê, a fita do buquê ou até mesmo um broche nele, o sapato ou a maquiagem.
Se o azul não vai com sua decoração, use um grampo escondido ou então, a cueca do noivo seria um segredinho.
No Filme “Noivas em Guerra” mostra um pouco desta tradição.
Mas se quiser que sua tradição seja seguida à risca, há mais um item que encontrei em alguns lugares:
Something old, something new
Something borrowed, something blue
And a silver sixpence in her shoe.
 (e uma moeda de prata em seu sapato)
 
Uma moeda de prata no sapato do noivo representa riqueza e segurança financeira. Remete à um costume escocês de um noivo colocar uma moeda de prata debaixo do pé para a boa sorte.
Para a sorte ser completa, o centavo deve estar no sapato esquerdo. Há empresas que vendem estas moedas como lembrança para casamentos.
A pence é uma moeda que foi cunhada na Grã-Betanha1551-1967. Ela era feita de prata e  tinha o valor de seis tostões. Assim, essa tradição do casamento é definitivamente Inglesa, e muitas fontes dizem que começou na era Vitoriana.
Peguei o texto aqui, mas fiz algumas modificações na introdução e formatação... só para dar a minha cara à ele...rs...
Bjs e até a próxima!!

Um comentário:

Cassy disse...

Ai,ai...
Cerimonialista-amiga dá trabalho!!!
Aff...